No Canadá, governo muda hino nacional em prol da igualdade de gênero

r-GAY-CANADIANS-WE-LOVE-large570

Um projeto de lei para modificar o Hino Nacional do Canadá, fazendo com que ele tenha um gênero neutro, foi aprovado na câmara do país. Por 225 votos contra 74, o projeto alterou duas palavras do hino: a estrofe “O amor patriota que a todos os vossos filhos comanda” passou para “O amor patriota que a todos nós comanda”.

Para a ministra da Igualdade Patty Hadju, a importância desta decisão torna-a “um símbolo muito forte do nosso compromisso com a igualdade de gênero no nosso país”. Logo após a decisão, o autor do projeto, Mauril Belanger, que sofre de esclerose, foi ovacionado pela casa.

Apesar da quantidade de votos, alguns legisladores conservadores se opuseram à mudança. De acordo com eles, os canadenses não teriam sido consultados sobre a votação. A proposta de alterar esta parte do hino surgiu várias vezes nos últimos 25 anos, tal como outras para retirar a carga religiosa presente noutras estrofes.

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!