Entre Famílias: Prefeitura do Rio lança projeto pioneiro para combater a LGBTfobia familiar

entrefamilias2

A aceitação por parte da família nunca é fácil para cidadãos e cidadãs LGBT. Segundo dados do último Relatório Sobre Violência Homofóbica no Brasil, 61,9% das violações motivadas por LGBTfobia são operadas por pessoas conhecidas pela vítima, e, muitas destas violações ocorridas no âmbito familiar tendem a ser invisibilizadas. Por esta razão, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro (CEDS-Rio) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveram o projeto “Entre Famílias”.

A iniciativa consiste na realização de grupos de reflexão formados por familiares (pais, mães, avós, tios ou responsáveis) de pessoas do segmento LGBT, para o acolhimento e compartilhamento de experiências sobre situações de discriminação e preconceitos dentro e fora do ambiente familiar. O maior objetivo desta iniciativa é criar um espaço de esclarecimento e suporte às famílias de cidadãos LGBTS, a fim de promover um convívio harmônico e pacifico no âmbito familiar e, consequentemente, diminuir os índices de violência nesse espaço, oriundas da não aceitação da orientação sexual e/ou identidade de gênero por parte de suas famílias.

“Este projeto nasceu da percepção de que algumas mães e pais já passaram, mesmo que com dificuldades, por um processo de aceitação da homossexualidade de seus filhos. Acreditamos que a partir das trocas de experiências com seus pares, mães e pais possam ser auxiliados para passar por este processo com mais facilidade. Dividir estas experiências permite aos familiares a lidar com suas histórias pessoais, pois é muito diferente quando há os seus filhos estão envolvidos. Esperamos assim, contribuir para uma harmonia que sempre deve existir nas relações familiares”, afirma Carlos Tufvesson, coordenador da CEDS-Rio.

Inicialmente, os grupos de reflexão acontecerão no Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira, no Catete, com a perspectiva de ampliação para outras unidades. Cada grupo será coordenado por um psicólogo da SMS e os grupos serão abertos a todos e todas que se interessem pela luta LGBT. As reuniões acontecem às terças-feiras, às 18h. Bela iniciativa, CEDs-Rio!


EntreFamilias

Redação Pheeno

O Pheeno.com.br é um portal de notícias, estilo de vida e entretenimento LGBT do Rio de Janeiro, antenado também em tudo que acontece de importante para o segmento no Brasil e no mundo!

Você vai curtir!