Homens gays do Marrocos têm perfis em aplicativos de paquera expostos durante confinamento

No Marrocos, homens gays que têm perfis em aplicativos de paquera tiveram suas fotos vazadas na internet nas últimas semanas, de acordo com grupos ativistas do país. Há uma campanha para revelar homens árabes LGBTQI+ no país, que levanta preocupações sobre a vulnerabilidade de quem usa os apps. É importante ressaltar que no Marrocos, a homossexualidade é ilegal.

Segundo o grupo ativista Nassawiyat, alguns homens foram enganados e enviaram imagens íntimas para pessoas que fingiam ser parceiros em potencial.Essas fotos então foram divulgadas na internet. “Esses homens estão sendo chantageados. Com o confinamento do coronavírus, muitos deles não têm para onde ir”, disse um porta-voz da organização à agência Reuters. Os desenvolvedores dos aplicativos estão sendo pressionados a proteger a identidade de usuários em países como a Arábia Saudita, onde sexo gay é punível até mesmo com pena de morte.

A modelo marroquina, Sofia Taloni, começou com a campanha e pediu para que seus seguidores baixassem aplicativos de paquera para localizar homens gays. “Esses aplicativos vão mostrar as pessoas próximas a você. Ele pode te mostrar seu marido no seu quarto, pode te mostrar seu filho no banheiro”, afirma. A conta da modelo nas redes sociais foi suspensa.

Um porta-voz do Facebook afirmou que “nós desabilitamos contas de pessoas do Instagram e do Facebook e tomamos outros passos para remover conteúdo como esse”. Outro aplicativo, o Hornet, usou moderadores da comunidade para sinalizar perfis e algoritmos maliciosos para garantir a autenticidade de seus usuários. Já o Grindr, um dos aplicativos mais famosos, permite que os países de alto risco, como o Marrocos, tenham alguns dispositivos que impedem que se faça imagem da tela e apagam automaticamente segundo após serem compartilhados com terceiros.

“Ao sabermos dos relatórios preocupantes no Marrocos, respondemos rapidamente com mensagens de aviso no dialeto marroquino de árabe e francês para informar nossos usuários a tomarem cuidado extra neste momento”, disse um porta-voz do aplicativo.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!