Espaço “Rio Sem Preconceito” lança campanha de combate a AIDS durante 19° pada gay do Rio

Com meio milhão de pessoas presentes, aconteceu nesse domingo (16/11), a 19° Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, que também contou com a presença do lounge Rio Sem Preconceito, criado mais uma vez pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura do Rio.

O espaço contou com o lançamento da campanha #DesafioDoLaçoVermelho. Uma campanha interativa que conta com a participação da população em uma corrente de solidariedade. Através das redes, a campanha visa incluir o tema da luta contra o HIV na timeline e no cotidiano de milhares de pessoas em todo o Brasil, para que através das imagens compartilhadas, seja dada a visibilidade necessária para todas as questões relativas ao combate a essa doença.

O objetivo é visibilizar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado no dia 01 dezembro e alertar para o fato desta luta ser de todos e todas, pois não existe grupo de risco, mas sim comportamento de risco. “Conhecer seu estado sorológico através da testagem é a maneira de interromper a cadeia de transmissão desta epidemia”, explica Carlos Tufvesson, presidente da Comissão DST AIDS do Conselho Municipal de Saúde.

Durante a parada, os frequentadores foram convidados, de forma criativa, a interagirem com a simbologia do laço vermelho. Para incentivá-los a compartilhar uma fotografia com a mensagem da campanha, foram distribuídos fitas e batons na cor vermelha. Cada um destes participantes voluntários desafiou outros três amigos para formar elo a elo esta corrente solidária através das redes sociais, inspirada no ice bucket challenge (desafio do gelo).

Confira algumas fotos…

A atriz Leticia Spiller e o coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) entra no #DesafioDoLacoVermelho

Barbara Aires (esq), alunas e a supervisora do Projeto Damas, Beatriz Cordeiro (meio), divulgaram acoes da CEDS

Carlos Tufvesson da entrevista no lounge Rio Sem Preconceito - 02

desafiodobatomvermelho-capa-pheeno

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!