Cientistas conseguem curar HIV em animais vivos pela primeira vez

Um grupo de cientistas conseguiu, pela primeira vez, eliminar o vírus VIH em animais, recorrendo a uma técnica de edição de genes.

A descoberta alcançada na Lewis Katz School of Medicine, da Universidade de Temple e da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, é mais um passo para alcançar a cura da doença em humanos. Wenhui Hu, diretor da investigação, explicou ao jornal britânico “Daily Mail” que a próxima fase é repetir em humanos infectados o estudo que foi realizado, com sucesso, em ratos.

“Segundo o que sabemos, este estudo é o primeiro a demonstrar a excisão eficaz do DNA proviral do VIH-1 a partir do genoma do hospedeiro em modelos animais pré-clínicos (usando este método)”, explicou o diretor da equipa de investigadores ao “Sience Direct”. Atualmente, os fármacos conseguem travar o vírus VIH de se reproduzir no organismo, controlando a doença, mas não conseguem eliminá-lo totalmente, como foi feito neste estudo.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!