Bispo conservador é expulso de Igreja Ortodoxa após vídeo de sexo oral com jovem de 17 anos

A Igreja Ortodoxa romena esteve envolvida nas últimas semanas em dois escândalos sexuais. O mais recente deles provocou a demissão de um dos ocupantes de um importante cargo após ser acusado de manter relações com um aluno. É o primeiro caso deste tipo em um país no qual 85% da população se declara ortodoxa.

O Santo Sínodo se reuniu na quinta (17/08) e sexta-feira (18/08) para abordar o escândalo sexual vinculado ao bispo de Husi, Corneliu Barladeanu, do qual supostamente circula um vídeo em que mantém relações sexuais com um aluno do seminário. De acordo com os meios de comunicação romenos, o garoto tinha 17 anos.

O bispo defendeu a sua inocência, mas decidiu deixar o cargo “pela paz e pelo bem da Igreja”, anunciou um comunicado do Patriarcado romeno. Barladeanu não terá mais um cargo oficial na Igreja, mas continuará como monge, sem poder celebrar missas.

Outro sacerdote do noroeste da Romênia foi expulso definitivamente da Igreja Ortodoxa no fim de julho por tentar convencer um jovem de 17 anos a manter relações sexuais com ele.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!