Após encostar em outro homem em um bar, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para evitar que derramasse bebida nele, o turista britânico Jamie Harron, de 27 anos, foi detido e pode pegar uma sentença de três anos na cadeia. Ele apenas colocou a mão no quadril de outro cliente, segundo seus advogados, e foi preso por beber álcool e indecência pública.
Enquanto segurava uma bebida, o eletricista, de férias, se dirigia a um bar lotado, com a mão à frente para não derrubar o conteúdo do copo em si mesmo e em outras pessoas, quando “encostou no quadril de um homem para evitar o impacto”, de acordo com a organização sem fins lucrativos “Detained in Dubai”.
Segundo o jornal “The Guardian”, os representantes de Harron alegam que foi somente após ele e seu amigo terem voltado para uma mesa que o outro cliente demonstrou estar insatisfeito com a situação. “Eu falei com o Jamie, que está sob uma enorme pressão e estresse”, afirmou Radha Stirling, diretora executiva da organização.
De acordo com a organização, que assiste vítimas de injustiça no país, o turista ficou cinco dias na prisão Al Barsha, teve seu passaporte confiscado e foi liberado após pagar fiança. No entanto, permanece em Dubai há três meses. Morador de Stirling, na Escócia, Jamie acabou perdendo o emprego e já gastou mais de de 30 mil libras (R$ 123,9 mil) em despesas com taxas legais.
“É muito ultrajante que ele tenha sido mantido no país por tanto tempo. Este é mais um exemplo do quão vulneráveis são os turistas à prisão e detenção em Dubai e o quanto os procedimentos legais são prolongados e desorganizados”, disse Stirling.