RJ: Transexuais e travestis poderão tirar identidade social na Parada do Orgulho LGBT de Cabo Frio

Uma iniciativa do Detran e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro vai permitir que travestis e transexuais tirem sua identidade social gratuitamente durante um dos maiores eventos do orgulho LGBT do Rio de Janeiro, em Cabo Frio, neste domingo (09/09). Um estande ficará disponível no local do evento, localizado na Praia do Forte, na Avenida Litorânea, em frente ao antigo escritório do Cabo Folia.

A Identidade Social é o documento de identificação do cidadão que deseja incluir seu nome social na carteira de identidade. Para obter o documento basta ter identidade já feita pelo Detran e levar cópia da mesma, junto com a da certidão de nascimento. O nome social, que é o nome escolhido para identificar o cidadão com o novo gênero escolhido, aparece em conjunto com o nome de nascimento.

“Mais do que fornecer documentos, o Detran é uma casa que defende a diversidade da sociedade e o acolhimento a todos os cidadãos. Por isso, reconhecemos e valorizamos a emissão da Identidade Social como uma conquista de toda a sociedade fluminense. Para desempenhar bem a nossa função, treinamos nossos funcionários para estarem atentos às necessidades de cada indivíduo”, explicou o vice presidente do Detran, André Monica.

Uma vez acrescentado ao documento oficial, o nome social não pode ser modificado posteriormente. Além da identidade social, os participantes do evento poderão retirar gratuitamente também segunda via de suas identidades. Os documentos necessários para a segunda via são, originais e cópia, da certidão (se for casado, de casamento, se for solteiro, de nascimento), CPF e PIS (opcional) e comprovante de residência. As senhas serão limitadas.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!