Tradicional escola do Rio de Janeiro adota gênero neutro em vocabulário: “Querides alunes”

Com o intuito de promover a diversidade e inclusão, o tradicional Colégio Liceu Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, decidiu adotar a “linguagem neutra” no vocabulário da instituição.

Segundo informações do colunista Anselmo Góis, do jornal O Globo, o colégio emitiu nesta terça-feira (10/11) uma circular aos pais falando sobre o “compromisso com a promoção do respeito à diversidade e da valorização das diferenças no ambiente escolar“. De acordo com a instituição de ensino, a medida é um “suporte institucional à adoção de estratégias gramaticais de neutralização de gênero em nossos espaços formais e informais de aprendizagem”.

O Liceu Franco afirma ainda que substituíra a expressão “queridos alunos” por “querides alunes”, por exemplo, para incluir múltiplas identidades. Ainda de acordo com a circular, a alteração permite que “docentes e estudantes manifestem livremente sua identidade de gênero contribuindo para uma representação mais digna e igualitária dos diferentes gêneros“. Além disso, o comunicado enviado aos pais também informou que o ‘Comitê da Diversidade e da Inclusão’ realizará palestras sobre a questão no colégio.

Confira o comunicado

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!