China começa a usar testes retais para detectar infectados pela Covid-19: “Não é doloroso, mas é super humilhante”

Pesquisadores continuam investindo no desenvolvimento de novos métodos de identificação de infectados por Covid-19. Nesta semana, a China começou a usar teste retal para identificar pessoas os ifectados. Segundo o G1, o método vem sendo aplicado em indivíduos de risco e viajantes que chegam do exterior.

Em entrevista à CCTV, o médico Li Tongzeng, do hospital You’an em Pequim, afirmou que o teste retal “aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas” porque o vírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório. De acordo com a TV estatal, os testes retais não serão generalizados porque “não são práticos o suficiente“. “Considerando que coletar swab anais não é tão conveniente quanto os de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos“, afirmou Tongzeng.

Apesar de ter conseguido conter a pandemia com testes em massa, o país tem registrado nas últimas semanas surtos vários bairros de Pequim, levando autoridades de saúde a realizar testes rápidos e massivos em dezenas de milhares de pessoas usando PCR. As amostras geralmente são retiradas do nariz ou da garganta. No entanto, de acordo com a emissora, os moradores onde foram descobertos novos casos foram submetidos a testes retais. Mais de mil crianças em idade escolar e professores foram testados em Pequim pelo ânus, pela garganta e pelo nariz na semana passada, além de fazer o teste de anticorpos, segundo a Bloomberg.

Através da rede social chinesa Weibo, alguns usuários reagiram à notícia com uma mistura de humor e crítica, dizendo se tratar de um teste “invasivo” e “humilhante”. “Não é muito doloroso, mas é super humilhante”, afirmou um usuário da rede social.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!