Home Lifestyle É fake que deputado do PT da BA apresentou projeto de lei...

É fake que deputado do PT da BA apresentou projeto de lei que daria desconto a gays assumidos

2

Um print de uma suposta notícia do G1 aponta que um deputado de nome João Flores (que seria do PT da Bahia) teria sugerido um projeto de lei de número 2469/2021 que garantiria descontos e benefícios para homens assumidamente gays e tivessem uma “carteira LGBT”. A “informação” se espalhou rapidamente entre grupos na internet e chamou atenção. Porém, a notícia é fake e próprio portal fez questão de desmentir o boato.

O G1 esclareceu que o site jamais veiculou essa notícia e que não há repórter com o nome que está no print. Há outro detalhe que denota a falsidade, como um ponto final utilizado no título, fora do padrão do portal e do jornalismo brasileiro. Além disso, o projeto de lei 2469/2021 – número que é mencionado na imagem falsa -, em tramitação na Câmara dos Deputados, trata de um outro assunto. Ele altera o decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a fim de permitir que a citação, a intimação ou a notificação de um preso seja feita por quem tem a sua custódia.

A assessoria da Câmara dos Deputados explicou que o parlamentar não existe e que o projeto que tem esta identificação trata de assunto diferente. “Não há nenhum deputado federal com o nome de João Flores e o PL 2469/2021 em tramitação na Câmara propõe mudanças no Código de Processo Penal, a fim de permitir que a citação, intimação ou notificação de preso seja feita por quem tem a sua custódia. Portanto, não há relação com o conteúdo do texto citado em sua demanda“, diz a assessoria. Ainda de acordo com a publicação, a mensagem foi sinalizada pelo WhatsApp como “encaminhada com frequência“, o que indica viralização.

Confira o print

VEJA + NO PHEENO TV