Gilberto Barros é condenado e multado em R$ 32 mil após comentário homofóbico

O apresentador Gilberto Barros foi condenado por homofobia e multado pela Secretaria da Justiça e da Cidadania do estado de São Paulo no valor de R$ 32 mil após um comentário feito no programa “Amigos do Leão“, exibido em seu canal do YouTube, em setembro de 2020.

Em um episódio sobre os 70 anos da televisão brasileira, Barros relembrou de quando trabalhava na Rádio Globo, na década de 1980. “Você lembra a hora que eu acordava para trabalhar na Rádio Globo, quando cheguei a São Paulo, em 1984? Tinha que acordar às 2h30 e ainda presenciar, no lugar onde guardava o carro, beijo de língua de dois bigodes. Porque tinha uma boate gay lá na frente“, disse o apresentador, que chega a incitar violência contra a população LGBTQIA+. “Não tenho nada contra, mas eu também vomito. Sou gente, gente. Naquela época ainda, imagina chegando do interior. Hoje em dia, se quiser fazer na minha frente faz, apanha os dois, mas faz“, afirmou.

A denúncia foi feita pelo jornalista e ativista LGBTQIA+ William de Lucca. Já o processo foi instaurado baseado na Lei Estadual 10.948/2001, que prevê punição a “toda manifestação atentatória ou discriminatória praticada contra cidadão homossexual, bissexual ou transgênero“. Na decisão a comissão afirmou que “os comentários proferidos pelo denunciado [Barros], inclusive, num tom pejorativo e de aversão, foram preconceituosos e ofensivos, atentando à honra e dignidade da pessoa humana“. Além disso, o apresentador estava “incitando o ódio e violência contra a população LGBTQIA+ e atribuindo uma conotação negativa e de repúdio à demonstração de carinho entre pessoas do mesmo sexo”.

A defesa de Gilberto Barros chegou a argumentar que ele convive “diariamente” e tem “laços de amizade com pessoas das mais diversas orientações sexuais“. Entretanto, o órgão não aceitou  as teses e afirmou que a fala do apresentador afronta a coletividade.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!