RJ: Programa de fonoaudiologia da Veiga de Almeida oferece tratamento vocal gratuito a trans e travestis

Mais do que alteração fisiológica, encontrar a própria voz faz parte do longo caminho de identificação das pessoas transsexuais. Foi pensando nisso que nasceu o projeto Confirmação Vocal do Público Transgênero. Criado em 2016 pelo fonoaudiólogo João Lopes, o projeto tem como objetivo atender gratuitamente mulheres e homens trans e travestis que precisam fazer uma adequação vocal para a sua identidade de gênero. 

Sob a coordenação de João, professor da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e doutor em Fonoaudiologia pela PUC-SP, docentes e alunos de Fonoaudiologia da UVA, na Praça da Bandeira, zona norte do Rio, deram início à ação que eleva a autoestima deste público. O tratamento dura, em média, um semestre e cerca de 15 sessões, e todo o atendimento acontece Centro de Saúde da própria universidade. “Acreditamos que a adequação da voz da pessoa trans ou travesti à sua respectiva identidade de gênero facilita sua entrada no mercado de trabalho. Essa foi uma de nossas grandes motivações ao criar o projeto, além de podermos contribuir para que essa população deixe de ser marginalizada pela sociedade, situação em que, infelizmente, muitas ainda se encontram. Além da adequação vocal, damos acolhimento e atenção para que elas se sintam mais integradas ao meio social”, diz João em conversa com o Globo.

Segundo o fonoaudiólogo o projeto tem um impacto posivito na vida de quem busca pelo tratamento. “Percebemos que, ao término do tratamento, as pessoas saem de lá com a autoimagem mais valorizada e a autoestima mais elevada. Os pacientes se sentem mais preparados para a vida profissional e afetiva. Quando começamos, atendíamos basicamente mulheres trans que eram garotas de programa. Hoje já recebemos advogada, empresária e estudante de medicina”, afirma ele. “No primeiro momento, os pacientes vêm acuados, mas logo veem no projeto um espaço de acolhimento. Os relatos que recebemos depois são de gratidão pelo atendimento e pela possibilidade de terem suas vidas transformadas por meio da voz.

“É um projeto muito social, de cunho integrador, que também foi bem recebido pela universidade desde o início. A UVA abraça a diversidade“, explica João. As pessoas interessadas no serviço podem obter informações pelo telefone 3725-6200 ou se dirigirem ao Centro de Saúde Veiga de Almeida, localizado na Praça da Bandeira 149.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!