Bolo temático de PrEP, medicação de prevenção antes de uma exposição ao vírus do HIV, viraliza nas redes sociais

Não é de hoje que bolos confeitados viralizam nas redes sociais por conta do tema escolhido para a ocasião. Mas uma decoração em particular tem chamado a atenção dos usuários do Twitter! Um bolo confeitado com tema da Profilaria Pré-Exposição (PrEP), medicação de prevenção antes de uma exposição ao vírus do HIV, viralizou na rede social no último domingo (03/07).

Um vídeo que mostra o bolo sendo transportando por um rapaz em uma lancha em um rio do Pará foi compartilhado pelo usuário @felipexamaral. “To rindo que tem um menino segurando um bolo de PrEP na minha frente”, escreveu o internauta na publicação, que já conta com mais de 17 mil curtidas. Em outro tweet, Felipe fez questão de pontuar outras duas questões importantíssimas a respeito do tema: “Se informem com Dr. Infectologista” e “sempre usem camisinha“. Errado não está, né?!

A PrEP é a medicação de prevenção antes de uma exposição ao vírus do HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV. A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o vírus se estabeleça e se espalhe em seu corpo. No entanto, o medicamento não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras estratégias de prevenção, como a camisinha.

Além da PrEP, há também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!