Jogadores europeus se unem e planejam ato anti-homofobia na Copa do Mundo do Qatar; entenda

Depois da Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciar que Harry Kane, capitão da seleção inglesa vai usar a braçadeira arco-íris na Copa do Mundo do Qatar, outras grandes seleções da Europa também decidiram aderir ao movimento “OneLove“.

A polêmica começa no fato de que a homossexualidade é considerada crime no Qatar, país-sede do Mundial. Segundo a “sharia“, a lei em vigor em vários países com população predominantemente muçulmana, a prática homossexual para homens ou mulheres prevê penas como apedrejamento e sete anos de prisão. Além da Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, País de Gales e Suíça pretendem estampar um coração com as cores do arco-íris em suas braçadeiras de capitão.

O gesto da FA e das outras nove federações nacionais tem o objetivo justamente de pressionar o Qatar e o Comitê Supremo para Entrega e Legado, órgão que organiza a Copa do Mundo, a aceitar que terão que lidar com campanhas contra a discriminação e em nome do respeito aos direitos humanos ao longo do torneio. “Tenho a honra de me juntar aos outros capitães de equipe para apoiar esta importante campanha ‘OneLove’. Como capitães, competimos em campo, mas juntos lutamos contra todas as formas de discriminação. Isso faz ainda mais sentido em nossas sociedades divididas. A braçadeira enviará uma mensagem clara enquanto o mundo nos assiste”, disse Harry nas redes sociais.

Uniremos forças com nove nações europeias em uma campanha contra a discriminação. A campanha OneLove usará o poder do futebol para promover a inclusão e enviar uma mensagem contra a discriminação de qualquer tipo, à medida que os olhos do mundo se voltam para o jogo global. A mensagem será simbolizada pelos respectivos capitães da seleção masculina usando a distinta braçadeira OneLove“, publicou a FA.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!