Casal gay tem portão pichado com mensagem homofóbica e suástica nazista no Rio: “Fora gays”
Um casal gay teve oportão de sua residência pichado com mensagens homofóbicas e um símbolo nazista no último sábado (29/01). O caso ocorreu em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, e foi denunciado à polícia.
Quem descobriu as ameaças foi André Dias, de 34 anos, que estava indo comprar farinha de trigo para fazer um bolo quando viu a frase “fora gays” acompanhada de uma suástica nazista em seu portão. Ao G1, ele conta que procurou o marido, Sérgio Viula, de 54 anos, no mesmo momento. “A gente passou por essa situação muito assustadora. Essa mensagem ameaçadora no nosso portão, levei um impacto, senti um medo tão grande e voltei pra dentro de casa”, relata André.
“Uma ameaça homofóbica, que fazia apologia ao nazismo, além de ser um ato de vandalismo contra a propriedade privada. Fora uma ameaça embutida porque a pessoa sabe que eu sou casado com outro homem e quer que os dois saiam daqui, como se não tivesse lugar pra gente aqui. Eu moro aqui há mais de 50 anos”, afirma o professor de inglês Sérgio. “Espero que essa pessoa ou grupo possa ser responsabilizado por isso de maneira correta, dentro da lei, e a gente precisa de segurança né? Eu não tinha câmera voltada pro portão, mas os meus vizinhos têm câmera”, reforça André.
Morando juntos há sete anos no mesmo lugar, uma vila familiar e diversa, André e Sérgio afirmam que nunca tiveram problemas com a vizinhança e que contam com o apoio dos moradores para que o responsável seja encontrado. O casal registrou a ocorrência pelo Portal da Secretaria de Segurança Pública do Estado e o caso será investigado pela 22ª DP (Penha). A denúncia também foi protocolada pela internet no Ministério Público Federal e no Ministério dos Direitos Humanos.