Foto: Reprodução/Instagram

Pela primeira vez em 33 anos, artistas trans são indicadas a uma das mais importantes premiações teatrais do país

O Prêmio Shell de Teatro anunciou, nesta quinta-feira (02/02), os espetáculos indicados às nove categorias da 33ª edição do evento. Pela primeira vez em 33 anos, uma das mais importantes premiações teatrais do país inclui artistas trans entre indicados. A cerimônia será realizada no dia 21 de março, no Rio de Janeiro.

As indicadas foram as atrizes Vitória Jovem Xtravaganza e Vini Ventania Xtravaganza, por “Sem Palavras“; Veronica Valentino, por “Brenda Lee e o Palácio das Princesas“; e Assucena, por “Mata Teu Pai – Ópera Balada“, todas concorrendo na categoria de Melhor Atriz. Além disso, o coletivo Cats (Coletivo de Artistas Transmasculines) será lembrado pela pesquisa histórica e ações de visibilidade e inclusão dos artistas transmasculines no Brasil. Uma das indicadas, a atriz cearense Verónica comemorou a indicação nas redes sociais. “Ainda extasiada com a indicação ao maior prêmio do Teatro Brasileiro, Shell. Todo louvor a essa transcestral Brenda Lee, gigante… que me leva aos lugares mais lindos como Atriz, Mulher e Humana“, escreveu ela.

Vale ressaltar estão concorrendo espetáculos que fizeram temporada no Rio de Janeiro e São Paulo no período fora da pandemia, que corresponde a 1º de janeiro e 31 de março de 2020, e 1º de abril a 31 de dezembro de 2022. Já o júri é composto por Leandro Santanna, Ana Luisa Lima, Biza Vianna, Patrick Pessoa e Paulo Mattos no Rio de Janeiro e por Evaristo Martins de Azevedo, Ferdinando Martins, Luiz Amorim, Maria Luisa Barsanelli e Luh Maza em São Paulo.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!