Foto: Reprodução

PrEP: SUS estende a adolescentes que tenham a partir de 15 anos método de prevenção ao HIV

PrEP (programa de profilaxia pré-exposição, tratamento preventivo para HIV) chegou a adolescentes gratuitamente através do SUS. Antes, era preciso ter pelo menos 18 anos para usufruir da medicação. Agora, adolescentes que tenham a partir de 15 anos podem tomar o medicamento sem a necessidade de presença ou autorização de responsáveis legais.

Com isso, o tratamento preventivo fica disponível a jovens e adultos, sexualmente ativos, com peso superior a 35 kg, sexualmente ativa e que se exponha a contextos de risco aumentado de infecção pelo HIV. Segundo o novo protocolo, o acesso a serviços, orientações e consultas é garantido aos adolescentes sem a necessidade de presença ou autorização de responsáveis legais. Conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), situações de risco à vida e de internação em hospitais, porém, devem ser comunicadas aos adultos.

Segundo dados fornecidos pelo próprio Ministério da Saúde por meio do Painel PrEP, mais de 44 mil brasileiros usam o medicamento. Os especialistas da área afirmam que o estigma em torno do HIV é um grande obstáculo na busca por assistência, e a ampliação do acesso à PrEP foi essencial. O programa foi implementado no país como política pública em 2017. Já o tratamento consiste no uso oral e diário de um comprimido composto por antirretrovirais e permite ao organismo criar uma barreira contra um possível contato com o HIV.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!