Vice-prefeito de Estocolmo se monta de drag queen para protestar contra a intolerância
Aos 45 anos, o vice-prefeito da capital da Suécia, Estocolmo, Jan Jönsson, se montou de drag queen para um encontro com crianças, como parte de uma campanha contra a “intolerância e o populismo“. O vereador do Partido Liberal postou um vídeo em seus perfis nas redes sociais, na última terça-feira (13/06), trajando um longo vestido azul, maquiagem carregada e uma peruca loira.
A iniciativa veio após as críticas dos ultradireitistas do Democratas Suecos contra as drag queens que leem livros para as crianças nas bibliotecas e organizam visitas ao principal teatro de Estocolmo, explicou o político à AFP nesta quinta-feira (15/06). Esses tipos de eventos são realizados no país desde 2017. “Eu me tornei uma espécie de quadro para drag performers… para poder dizer que todos devem ser livres para se expressar“, disse ele.
Sagor är inte farliga för barn och det är inte dragqueens heller. Däremot har populism och intolerans krossat många individers drömmar genom historien. pic.twitter.com/HKrcDVTBXA
— Jan Jönsson (@janjoensson) June 13, 2023
Jönsson disse que a manifestação era também contra o populismo, em recado aos Democratas, grupo de ultradireita da política local. “As histórias e as drag queens não são perigosas para as crianças, mas o populismo e a intolerância são perigosos para as crianças e para os adultos”, afirmou o vereador. “Certos partidos políticos tentam restringir as liberdades dos outros e especialmente das drag queens”.
Em um vídeo no Twitter, Jönsson aparece rodeado de crianças, enquanto lê um fragmento de “Os irmãos coração de leão“, um livro da famosa autora sueca Astrid Lindgren, que pede ao leitor para seguir suas próprias ideias. Que iniciativa maravilhosa, não é mesmo?! Adoramos!