Deputado é acusado de transfobia contra Erika Hilton durante CPI dos Atos Golpistas

Parlamentares acusaram o deputado Abilio Brunini (PL-MT) de transfobia contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), durante a sessão desta terça-feira (11/7) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro.

Segundo informações do UOL Notícias, antes de ser interrompida por Brunini, Erika apontava que o deputado atrapalhava os trabalhos da comissão e causava tumulto. “Toda sessão o deputado [Brunini] atrapalha os trabalhos da CPMI, causa tumulto. Eu aconselharia que o deputado procurasse tratar sua carência em outro espaço“, disse ela.

Foi então que, de acordo com parlamentares que estavam próximos de Brunini, quando Erika disse que ele estava “carente“, o deputado afirmou: “Por que, tá precisando de serviço?“. No momento, o microfone de Brunini estava desligado e apenas pessoas próximas o escutaram. Para Erika, “o deputado fez uma associação preconceituosa e discriminatória” ao dizer que ela “estava ofertando os seus serviços“. 

“[Essa associação] muito provavelmente deve estar formada no imagético da população tem de travestis e transexuais. O que é criminoso, desrespeitoso, violento, não está dentro do âmbito da CPI e que não tem nenhuma correlação com aquilo que foi dito por mim”, disse a deputada, segundo o UOL. “Não aceitaria e não tolerarei ser desrespeitada, interrompida ou colocada em comparações de baixo calão ou baixo nível. Trato todos os colegas com respeito e diplomacia e assim o exijo. Aqueles que fingirem dessa diplomacia terão que responder criminalmente por qualquer tentativa estereotipada ou criminosa da minha identidade.”

Após a fala, o presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-BA), pediu investigação sobre o caso por parte da Polícia Legislativa. “Eu não ouvi, mas outros deputados disseram que ouviram. O deputado Abílio disse que não falou. A nossa decisão é a seguinte: nós vamos fazer uma investigação, vendo as filmagens. Se vossa excelência falou, vai ter a leitura labial e vai ser fácil que isso seja identificado. Se vossa excelência de fato agir dessa forma, vai ter uma penalidade contra o senhor”, afirmou Maia a Brunini.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!