“Ficou desatualizado”, diz Lucio Mauro Filho sobre quadro no “Zorra Total” como gay estereotipado

Lúcio Mauro Filho relembrou em entrevista recente ao podcast “Inteligência LTDA” seus tempos de “Zorra Total“, quando fez sucesso com o quadro Maurição e Alfredinho ao lado do falecido Jorge Dória. O ator destacou que atualmente o personagem provavelmente não teria a mesma aceitação e certamente seria “cancelado“, mas que, à época, ele foi um dos mais importantes da sua carreira.

É evidente que, em virtude de várias considerações atuais, o humor presente naquela situação se tornou desatualizado. Porém, naquele momento, eu sentia um orgulho em relação a isso. Além disso, tive a honra de ser padrinho da banda de Ipanema e de participar do desfile da Parada LGBT aqui em São Paulo, em cima de um trio elétrico…”, relembrou Mauro Filho.

A experiência que vivenciei com aquele personagem, Alfredinho, foi algo muito especial. Eu frequentava o Maracanã junto à torcida do Flamengo e nunca enfrentei problemas. Era completamente acolhido. Foi o início de uma época de transformações… Estávamos nos estágios iniciais dessa mudança de mentalidade, pois ainda havia muitos preconceitos, inclusive dentro do próprio esquete”, continuou ele.

O ator, porém, destacou a possibilidade de uma outra interpretação ao clássico bordão: “Mas havia uma piada dupla nesse ‘Onde foi que eu errei?’ que é o seguinte: ‘Onde foi que eu errei em não aceitar que meu filho é gay’. Não adianta inventar um monte de mentira. Meu personagem terminava sempre por cima.

No quadro, exibido no início dos anos 2000, Lucio Mauro Filho vivia Alfredinho, um gay esterotipado como afeminado e escandaloso que encontrava com o pai, Maurição, que se gabava do filho “machão“. Ao fim da atração, o personagem de Jorge Dória soltava o famoso bordão: “Onde foi que eu errei?!“.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!