Ginasta olímpico chileno Tomás González se declara gay em nova autobiografia

Outro atleta olímpico acaba de se juntar ao Team LGBTQIA+. O ginasta chileno Tomás González, de 36 anos, que competiu nos últimos três Jogos Olímpicos, declarou publicamente sua homossexualidade em sua autobiografia lançada recentemente. 

Acho que não é mais um assunto, mas sim, sou gay”, disse ele em entrevista ao site espanhol El Desconcierto. “Se é sobre tornar público, prefiro fazer isso neste livro”. González fez sua estreia nas Olimpíadas de Londres, em 2012, ficando em quarto lugar nos exercícios de solo e no salto do cavalo. O ginasta artístico terminou em sétimo lugar no salto do cavalo nos Jogos do Rio, em 2016.

González diz que percebeu que era gay em seus 20 e poucos anos. Mas levou tempo para aceitar sua sexualidade. “Eu chorei muito naqueles dias”, disse ele. “Eu estava no processo de me aceitar como homossexual e senti que uma parte de mim também estava morrendo“. Como muitos atletas LGBTQIA+, González conta que não aguentava mais ficar se escondendo. O peso do segredo estava afetando sua vida. “Depois de Londres [Jogos Olímpicos de 2012], eu disse: ‘Não aguento mais, está me fazendo mal, cheguei até aqui, mas não estou gostando da ginástica ou das minhas conquistas’“, escreveu ele no livro.

O atleta inovador – González foi o primeiro ginasta artístico chileno a ganhar uma medalha em uma Copa do Mundo e se classificar para os Jogos Olímpicos de Verão – é conhecido internacionalmente. Ele conquistou nove medalhas, incluindo quatro de ouro, em eventos da Copa do Mundo e levou para casa seis medalhas nos Jogos Pan-Americanos. Além disso, conquistou sete medalhas em Jogos Sul-Americanos e participou de oito Mundiais.

Embora ele reconheça sua apreensão por estar “fora do armário“, González sabe também que precisa viver como seu verdadeiro eu. “Todos trabalhamos, pagamos impostos, todos temos um papel na sociedade. Então, quero ter os mesmos direitos de qualquer cidadão”, afirmou. “Independente de qualquer orientação sexual, todos nós temos que ter os mesmos direitos“. Parabéns a González por viver sua verdade. Estamos ansiosos para ver o que ele fará com sua plataforma daqui em diante.

Confira alguns cliques do atleta

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!