Adão e Ivo: Artista faz sucesso com ilustrações homoeróticas de personagens bíblicos

Você sabe como os batedores da Bíblia gostam tanto de falar sobre Adão e Eva, “não sobre Adão e Ivo”? Bem, um artista LGBTQIA+ explorou a aparência real de Adam e Ivo… e muitos internautas acharam o resultado incrível.

Astra Zero, também conhecido como Dustin, é um homem gay que mora na Colúmbia Britânica, no Canadá. Ele conquistou seguidores online com obras de arte que antes tendiam para o macabro: zumbis bonitões e super-heróis distorcidos retratados em um estilo de quadrinhos cada vez mais sofisticado. “Pop sexualmente carregado, de ficção científica, queer e gótico”, é como ele descreveu no passado. Trabalhos mais recentes o viram experimentar reelaborações de antigos mestres ou clássicos da Renascença.

Daí, “A Tentação de Adão e Ivo“, uma reformulação de “A Queda do Homem“, de Peter Paul Rubens (1628). O original de Rubens mostra Eva sendo tentada por um demônio a comer uma maçã no Jardim do Éden. Uma versão censurada (abaixo) da imagem apareceu no Instagram de Astra Zero esta semana. Uma versão sem censura, sem as folhas de figueira, está no Twitter. Ambas se mostraram populares e resultaram em uma enxurrada de pedidos de impressões.

Em conversa com o portal Queerty, Dustin explicou o que inspirou essa reformulação no seu trabalho. Ele diz que sempre gostou de obras de arte históricas, “e é fascinado pelo drama por trás da maior parte delas e pelos artistas originais”. “Acho interessante quantas obras históricas apresentavam mulheres com conotações tão rebeldes e sexuais. Achei que seria divertido dar um toque homoerótico a alguns dos meus favoritos, retratando ‘homens’ sob a mesma luz, mas com um toque moderno estereotipado. Naquela época, era absurdo que os homens fossem pintados com pênis grandes ou fossem excessivamente sexuais… isso era reservado para imagens de mulheres“, conta o artista.

Muitas das reformulações que venho fazendo foram premeditadas para uma reação. Misturar qualquer coisa queer e sexual com religião e depois misturar isso com padrões estereotipados de beleza masculina geralmente chama a atenção. Mas sim, alguns dos meus trabalhos mais recentes receberam mais atenção do que o esperado e estou muito grato! Ser um artista em tempo integral e viver do seu trabalho é uma luta diária, então qualquer exposição é incrível“, celebra ele.

Confira algumas obras +18

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!