Toureiro espanhol faz história ao se declarar pansexual: “Não me importo com gênero”

O polêmico espetáculo das touradas tem um novo matador LGBTQIA+. Apesar dos trajes extravagantes, as touradas ainda são um ambiente muito heteronormativo e Mario Alcalde, um madrilenho de 31 anos, tornou-se agora o primeiro toureiro espanhol a sair do armário. Em recente entrevista, Alcalde, que complementa a sua renda carregando e descarregando aviões no aeroporto, anunciou que é pansexual.

Sou toureiro. Eu vou no meu próprio ritmo. Penso de forma diferente dos outros toureiros. Meus gostos não são a norma nas touradas. Tanto política quanto sexualmente”, disse ele ao canal espanhol El Mundo. “Sou pansexual e me sinto muito identificado com a bandeira LGTBQIA+. Me apaixono pelo interior, não me importo com gênero“. Pansexualidade é definida como atração sexual, romântica ou emocional por pessoas de todos os gêneros, ou independentemente de seu sexo ou identidade de gênero.

Embora Alcalde esteja abordando publicamente sua sexualidade agora, ele já vive sua verdade há algum tempo. “Descobri isso há anos com várias pessoas”, acrescentou. “Você se conecta com eles e eles mudam a maneira como você vê as coisas”.

Embora as touradas tenham uma longa tradição em países como Espanha, nas últimas décadas, o “esporte” tem sido ridicularizado pela crueldade contra os animais devido ao abate ritualístico dos touros. As proibições têm aumentado em todo o mundo. Ainda que legal na Espanha, muitas cidades em todo o país proibiram a prática das touradas. De acordo com uma pesquisa de 2016, apenas 19% dos cidadãos espanhóis apoiavam as touradas, informou a PETA .

A verdade é que todos os gays são anti-touradas”, disse Alcalde. “Mas como é bom quando você confessa quem você é e, depois de te conhecer, eles veem isso de forma diferente. ‘Sou toureiro’, eu digo e eles mudam de opinião”, afirmou. “Quero organizar uma peña [clube ou festa] taurina em um bar em Chueca [um famoso bairro LGBTQIA+ em Madrid]”.

E embora Alcalde pareça confiante de que conseguirá que pelo menos alguns gays vejam as touradas de forma diferente, ele tem menos certeza de como será abraçado pelos verdadeiros fãs do passatempo violento, agora que revelou a sua pansexualidade. “Não sei como as praças de touros vão reagir”, partilhou. “Eu sigo meu próprio caminho. Eu não me importo com o que as outras pessoas pensam.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!