Disney pediu que relação entre Magneto e Xavier fosse “menos gay”, diz escritor de “X-Men ’97”
Após a recente controvérsia envolvendo a Pixar e “Divertida Mente 2” sobre a abordagem de pautas inclusivas, uma nova discussão surgiu no universo da Marvel. Beau DeMayo, ex-showrunner da série animada “X-Men ’97”, revelou em uma postagem no X (antigo Twitter) que a Disney pediu para que a relação entre os personagens Magneto e Xavier fosse “menos gay”.
Segundo DeMayo, a orientação veio principalmente do departamento de marketing do estúdio, ecoando as polêmicas instruções dadas à equipe de “Divertida Mente 2”. “‘[Torne-os] menos gay’: Ouvi as mesmas palavras em X-Men ’97 quando se tratava de Magneto e Xavier, principalmente do marketing”, escreveu ele na rede social, atualmente banida no Brasil.
A polêmica em torno de “Divertida Mente 2” começou após uma reportagem do IGN, que entrevistou fontes anônimas envolvidas no projeto. De acordo com as declarações, a Disney pediu que a protagonista, Riley, fosse retratada de forma “menos gay”. Essas alegações aumentaram o debate sobre o comprometimento do estúdio em relação à representatividade LGBTQIAP+, algo que DeMayo também criticou publicamente.
O ex-showrunner afirmou que, durante seu tempo na série, foi “reprimido” por seus superiores ao tentar abordar essas temáticas de forma mais aberta. Enquanto isso, a produção da segunda temporada de “X-Men ’97” continua em andamento, cercada de expectativas e controvérsias.