Rua Marielle Franco se torna oficial no Rio de Janeiro e em Lisboa

Marielle presente SEMPRE!

A parlamentar e ativista dos direitos humanos, Marielle Franco, terá uma rua com seu nome, na Lapa, região central do Rio de Janeiro. No último sábado, dia 27/07, se estivesse viva, Marielle teria completado 40 anos e idade (exatamente 500 dias após seu assassinato, ainda sem solução).

O anúncio foi feito na data de seu aniversário, pelo subprefeito do Centro Pablo Mello, “Marielle foi um símbolo pela luta dos direitos humanos e nada mais justo que homenageá-la” afirmou Mello. Além do anúncio, o sábado foi marcado, também, por uma série de homenagens à parlamentar, incluindo shows, palestras e manifestações pacíficas, num palco montado na rua que receberá seu nome.

Segundo Pablo, a cerimônia oficial de renomeação da rua deve acontecer na próxima quinta-feira (01/08). Até lá, a rua com pouco mais de 100 metros de extensão passará por reformas como a revitalização e iluminação do jardim com 23 palmeiras que existe no local, a retirada de mictórios instalados perto da Avenida Mem de Sá e a instalação do painel Rio Ama Lapa na via.

Embora Marielle fosse natural do Rio de Janeiro, a cidade não foi a primeira a prestar uma homenagem a ela. Em abril de 2019, autoridades de Paris anunciaram que um jardim na capital francesa seria rebatizado com o nome da ativista. A vereadora também ganhará uma rua com seu nome em Lisboa, Portugal, de acordo com comunicado emitido pela Câmera de Lisboa na última sexta-feira (26/07).

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e o mais novo colaborador para conteúdos sobre diversidade LGBTQIA+ para o portal Pheeno.com.br