Pioneira na luta pelos direitos da população LGBTQIA+, travesti Anyky Lima vira nome de rua em BH

Uma rua até então sem identificação situada no bairro Palmares, em Belo Horizonte, passará a se chamar Anyky Lima – nome da travesti que figura entre as principais ativistas dos direitos das pessoas transexuais no Brasil. 

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (28/2) durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Legislação e Justiça, na Câmara Municipal, em resposta ao projeto de lei da então vereadora Duda Salabert, atualmente deputada federal pelo PDT-MG. “Pela primeira vez na história terá rua com nome de travesti em BH! Nosso PL foi aprovado hoje na Câmara Municipal de BH, nele homenageamos a querida Anyky Lima, dando o seu nome a uma via que não tinha nome no bairro Palmares. Essa é uma maneira de manter viva a memória Trans“, publicou Duda em seu perfil no Twitter.

Anyky foi uma ativista pioneira na luta pelos direitos da população LGBTQIA+, em especial na comunidade trans, e atravessou períodos difíceis para a comunidade como a ditadura militar nos anos 70 e a eclosão do HIV/Aids nos anos 90. Ela nasceu no Rio de Janeiro e foi expulsa de casa aos 12 anos. Em busca de melhores condições de vida, a ativista se mudou para a capital mineira, onde vivieu por 34 anos.

A ativista foi também presidenta do Cellos-MG (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual em Minas Gerais) e representante estadual por Minas na ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Anyky faleceu no dia 14 de abril de 2021, aos 65 anos, vítma de um cancêr de intestino. 

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!