Sucesso de público, peça sobre Cinderela trans estende temporada do conto de fadas

E se a Cinderella que o mundo conhece fosse uma garota transexual? Essa é a premissa para a peça Transderella, programada para ter apresentações especiais no Teatro Paiol em São Paulo nos dias 12,19 e 26 de julho e que, devido o grande sucesso de público em suas duas primeiras sessões, irá estender a temporada para 02, 09, 17 e 24 de Agosto.

O autor e produtor do espetáculo, Lino criou o texto a partir de sua experiência durante trabalhos de capacitação profissional com a comunidade trans nos centros de transcidadania da cidade de São Paulo. A partir dos relatos de vida destas pessoas, o autor teve a ideia de transpor para o universo lúdico e fantástico do contos de fadas a realidade das identidades de gênero e encontrou no clássico Cinderela do escritor francês Charles Perrault a base para abordar o preconceito e a dificuldade de aceitação dos transexuais na sociedade.

Nesta versão, Cindy é uma menina trans orfã, que sofre preconceito e maus tratos por parte de sua família adotiva. Sua madrasta, a terrível baronesa Angelique Furton e seus filhos, Sofia e Griseldo, que insistem em obrigá-la a usar roupas masculinas e chamá-la por seu nome de batismo, Daniel. A rainha Íberi e seu filho, o príncipe Malik, decidem abrir o grande Baile Real de Máscaras a todo o povo. A nova regra para entrar é bastante especial: “Venham como realmente são. Sem máscaras!”. O decreto surpreende e inspira a menina Cindy, que deseja ir ao Baile como sempre viu a si mesma. Com a ajuda de seus amigos, o ratinho Tatá e sua Fada Drag Madrinha, Cindy aprende a importância de perseverar e lutar pelos seus sonhos, mesmo em meio a tantas dificuldades e rejeição.

A peça tem como foco a identidade de gênero, mas aproveita a diversidade para trazer questões sociais vividas diariamente pelas minorias com o intuito de fazer o espectador se identificar e repensar suas atitudes. Transderella não conta a história de uma princesa que espera seu príncipe, e sim de uma menina que descobre o amor como consequência do momento em que decide viver sem medo de ser quem realmente é. E que TODXS merecem ser felizes para sempre.

SERVIÇO

TRANSDERELLA
Sextas: 26 de Julho, 02 e 09 de Agosto às 20h
Sábados: 17 e 24 de Agosto às 21h
Entrada: R$30,00 – inteiro / R$15,00 – meia
Endereço: Teatro Paiol (Rua Amaral Gurgel, 164 – Vila Buarque, São Paulo/SP)

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 22 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!