Estudantes de enfermagem fazem piada com portadores do vírus HIV

Três estudantes de enfermagem da UniNorte se envolveram em uma polêmica, nesta sexta-feira (16), após publicarem uma imagem no Stories do Instagram fazendo uma piada com os portadores do vírus HIV/AIDS que são tratados na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, em Manaus (AM).

Na postagem, os estagiários aparecem com os rostos cobertos com touca e máscara hospitalar e a legenda: “Quando você descobre que o estágio é no Tropical”. A fundação em questão é referência no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Rapidamente, a publicação gerou revolta nas redes sociais. O post repercutiu especialmente no Twitter. “Você acha que é fácil se tratar pra HIV quando os próprios CUIDADORES perpetuam o estigma?”, opinou um usuário da rede social. “Enfermagem e uma das profissões mais lindas que existem na área da saúde, mas por pessoas que não sei porque ainda tem essa mentalidade, que deveriam aprender a acolher e cuidar dos pacientes, geram mais preconceito e discriminação”, comentou outro.

Em nota à imprensa, a universidade responsável afirmou que as atitudes “serão apuradas e as medidas serão tomadas conforme o regimento Geral da Instituição”. O Fórum de Saúde da região também emitiu uma nota de repúdio aos estudantes que estariam “demonstrando medo e passando terrorismo para a sociedade, assim reforçando o estigma já vivido diariamente, além do preconceito para com as pessoas que vivem com HIV/AIDS.”

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!