HBO estreia documentário sobre extermínio LGBTQI+ na Europa Oriental

O documentário ‘Welcome to Chechnya’, sobre extermínio LGBQTI+ na Europa Oriental, estreia na HBO no final de junho.

O mais recente documentário de Oscar David France, diretor indicado ao Oscar, mostra a cruel verdade por trás do extermínio de pessoas LGBTQI+, existente nos dias atuais, em países do leste europeu como Rússia e Chechena.

‘Welcome to Chechnya’ entra na luta contra as políticas opressivas e revela que “dezenas de milhares” de pessoas LGBTQI+ que foram perseguidas e mortas por grupos radicais anti-LGBT nos últimos anos.

O documentário conta com depoimento de mais de 100 pessoas LGBTs, entrevistadas entre 2017 e 2019 e exigiu uma alta complexidade de produção para proteger a segurança dos entrevistados.

Porém, Oscar queria dar ‘humanidade’ ao documentário e, em vez de usar técnicas convencionais para disfarçar a aparência dos depoentes, optou por uma técnica avançada de simulação facial.

Essa tecnologia de feito digital permite que os espectadores possam ver claramente as expressões faciais dos personagens, sem expor a identidade de nenhum dos entrevistados.

O filme estreou no Festival de Cinema de Sundance de 2020, no dia 01/02, e foi exibido no 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim nos dias 28/02 e 01/03. Este é o terceiro longa-metragem de France e estreia na HBO e na HBO Max em 30 de junho.

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto