Cartaz divulgado por universidade incentiva suicídio de alunos LGBTs

Um cartaz colado na Universidade Estadual de Cleveland, nos Estados Unidos, vem causando polêmica entre os estudantes. O motivo?! O cartaz encorajando o suicídio de pessoas LGBT. Enquanto parte dos alunos consideram o cartaz um discurso de ódio contra homossexuais, Ronald Berkman, Presidente da instituição, afirma que o cartaz é uma forma de liberdade de expressão.

Os cartazes mostram a silhueta de uma pessoa pendurada pelo pescoço por uma corda, cercado de estatísticas sobre suicídios relacionados a LGBTs: 34% dos transgêneros já tentaram suicídio, 30% dos suicídios são cometidos por pessoas LGBT e mais de 40% dos bissexuais já pensou em tirar a própria vida. Acima disso, há a frase “Sigam os seus companheiros ‘bichas’”.

Em nota, Berkman afirmou que a instituição respeita e inclui todas as pessoas “independentemente da idade, raça, cor, religião, origem nacional, orientação sexual e outras bases históricas para a discriminação”. No entanto, segundo o comunicado, a escola também tem a responsabilidade de defender o direito da Primeira Emenda e liberdade de expressão “mesmo em relação a questões controversas que dividem opiniões”.

Indignados, alunos recorreram as redes sociais para protestar conta a universidade. “Desde quando discurso de ódio sugerindo que pessoas se suicidem é protegido pela primeira emenda?”, questionou uma aluna. “Isso não é defesa de liberdade ou neutralidade @PresBerkman, é um endosso covarde da violência e haverá sangue em suas mãos”, disse um outro.

Após as críticas por não proteger os estudantes LGBT, Ronald Berkman voltou a se pronunciar e postou novo comunicado em seu Twitter. “Apesar de achar a mensagem no cartaz repreensível, o quadro jurídico atual em relação ao discurso livre dificulta prevenir que este tipo de mensagem não seja espalhada”.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!