Portadores de HIV poderão doar órgãos na Itália

Em breve, portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) poderão doar órgãos na Itália, de acordo com o Centro Nacional de Transplantes.

“Está prestes a ser publicado no ‘Diário Oficial’ o protocolo que permite a doação de órgãos de pacientes HIV positivo a outros pacientes que tenham contraído o vírus”, explicou o diretor do Centro de Transplantes, Alessandro Nanni Costa. Para ele, a novidade é de “grande importância social, porque tira um fator de discriminação de quem está sujeito ao HIV”.

Costa também ressaltou que o procedimento médico será feito “com segurança”. “O doador deve responder a certas condições. Deve ser uma pessoa cujas condições estejam em observação e que não porte agentes de risco adicionais” explicou. Até então, somente pessoas não portadoras do HIV podiam doar órgãos para soropositivos.

Os transplantes de órgãos são realizados em 42 hospitais da Itália, e o número de cirurgias cresceu 20% em 2017. De acordo com a ministra de Saúde Beatrice Lorenzin, o país “é uma referência em termos de transplantes ou doação de órgãos”.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!