Testículos podem alojar o coronavírus, agravando a infeção nos homens

Um novo estudo conduzido por profissionais de saúde sugere que os testículos podem ser uma área fértil para a propagação do novo coronavírus (Covid-19), causando infecções nos homens cis de forma mais severa e por mais tempo. A tese vai ao encontro de observações da OMS (Organização Mundial de Saúde) que indicam serem os pacientes do sexo masculino os mais vulneráveis à doença.

Ao entrar no organismo humano, o vírus se une a células portadoras do gene ACE2, também chamada de enzima de conversão da angiotensina. Estas células são encontradas nos pulmões, coração e intestinos (três órgãos afetados pela Covid-19), mas também estão, em grande parte, nos testículos. Nas mulheres cis, podem ser encontradas, em quantidade muito menor, no tecido do ovário.

O estudo foi feito com 48 homens e 20 mulheres de Nova York, nos Estados Unidos, e em Mumbai, na Índia, com idades entre 3 e 75 anos. Em média, homens demoram seis dias para se recuperarem da infecção e mulheres, quatro.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!