Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

Edição 2020 da Parada do Orgulho de SP é cancelada devido à pandemia; Carnaval 2021 é adiado

Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

A Prefeitura de São Paulo precisou cancelar oficialmente a edição 2020 da Parada do Orgulho LGBTQ+. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), nesta sexta-feira (24/07). Além disso, Covas também anunciou o adiamento da Marcha para Jesus e do Carnaval de 2021.

“Apesar de uma queda [nos registros de casos e mortes] e de a cidade estar evoluindo no Plano São Paulo, nós ainda estamos enfrentando a pandemia. Então os anúncios de hoje são de cancelamento de grandes eventos”, disse Covas em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. Por conta da pandemia, a Parada, marcada para o dia 29 de novembro, foi realizada em junho apenas de forma virtual.

“A Parada no ano passado juntou 3 milhões de pessoas e trouxe um benefício para a cidade de R$ 404 milhões. Eu gostaria de agradecer a organização da Parada por entender esse motivo devido ao momento em que a cidade vive e cancelar a realização de forma voluntária para esse ano de 2020”, afirmou Covas. A ONG APOGLBT SP, responsável pela Parada, também confirmou.

Confira a nota da APOGLBT SP

“ONG mantém o projeto Parada Solidariedade e informa que em 2021 a data da Parada SP será dia 6 de Junho

Decisão conjunta foi tomada porque a maior Parada do Orgulho LGBT+ do mundo, realizada em São Paulo, reúne milhões de participantes todos os anos e a aglomeração de pessoas é um dos fatores que favorece a transmissão do coronavírus.

Em função da pandemia, a Prefeitura e a APOGLBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP), ONG responsável pela maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, que é realizada na cidade de São Paulo, decidiram cancelar e não realizar a Parada do Orgulho LGBT+ 2020.

As datas foram alteradas duas vezes com base na expectativa de que a Covid-19 pudesse estar controlada, surgimento de algum medicamento eficaz ou até mesmo uma vacina. Como essas possibilidades ainda não ocorreram, apesar pelo menos duas vacinas já estarem em teste, em reuniões com a Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo, a diretoria da APOGLBT-SP percebeu que a imunização em massa não será efetivada totalmente neste ano e, ainda que isso ocorra, não haveria tempo hábil para produzir a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Em respeito à saúde e à vida da nossa comunidade e de toda a população de São Paulo, a diretoria da APOGLBT-SP decidiu cancelar o evento presencial em 2020, até então marcado para o dia 29 de novembro de 2020. A data da próxima Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo presencial está marcada para o dia 06 de junho de 2021.

Esperamos que até lá, a pandemia tenha acabado e possamos realizar todos os nossos eventos culturais e de militância, como a Feira Cultural, o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, a Parada SP, o Ciclo de Debates, Ato Basta!, entre outros eventos.

A APOGLBT-SP informa que está mantido, em parceria com ONGs, empresas e colaboradores independentes, o projeto Parada pela Solidariedade, projeto que ajuda pessoas LGBTs em situação de vulnerabilidade, entregando cestas básicas, kits de higiene, Kits de limpeza, cobertores e demais produtos de primeira necessidade, além da realização de lives, bate-papos online e a participação com mais de 180 organizações da sociedade civil no Movimento Brasil pela Democracia.”

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!