Prefeitura do Rio lança projeto para capacitação profissional de pessoas LGBTQ+ em situação de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal da Juventude e a Coordenadoria de Diversidade Sexual do Município do Rio, em parceria com o Grupo Arco-Íris, lançaram na última sexta-feira (29/01), no Museu do Amanhã, o projeto “Transportar para o Amanhã”.

A iniciativa propõe o acolhimento institucional e o trabalho social de capacitação profissional e inclusão produtiva às pessoas LGBTQ+ em situação de rua, realizado por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo, educadores sociais, pedagoga e supervisores do projeto. Para a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, “a importância é a de construir um programa juntos para que as pessoas trans tenham um futuro de qualidade, mesmo depois de viver a dura experiência de situação de rua”.

O projeto Transportar para o Amanhã pretende achar o melhor caminho para que as pessoas que hoje estão no nosso abrigo amanhã não estejam mais, que possamos dar sustentabilidade e ensinar empreendedorismo a ela”, disse a secretária, destacando ainda que “a participação do Grupo Arco-Íris me dá a sensação de que é a partir da sociedade civil que a gente pode reorganizar o nosso setor“.

Erick Witzel, assessor da Coordenadoria de Diversidade Sexual do Rio, disse que o dia de hoje deveria ser comemorado todos os dias. “Estou nesse processo há pouco tempo, de trabalhar com pessoas em situação de rua, e aprendo com elas todos os dias“, explica ele. A parceria do projeto ainda envolve o Museu do Amanhã, onde os cursos de capacitação profissional serão realizados sempre às sextas-feiras de 2021.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!