RJ: Para maiores de 18 anos, peça “Escória” aborda homofobia internalizada e relações tóxicas

Com direção de Marcello Caridade, estreia em julho, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, no Rio de Janeiro, a peça “Escória”. O espetáculo fará uma curta temporada nos dias 22, 23 e 24 de julho. Inspirado no universo literário underground do dramaturgo Jean Genet e a partir de pesquisas em fatos reais contemporâneos, o espetáculo se apresenta como uma jaula, onde homens são observados como a animais; colocados em julgamento pelos seus atos criminosos.

Em cena, três presos por crimes contra a comunidade LGBTQIA+ estão trancados na mesma cela. Cigano matou “uma mulher” e aguarda julgamento, certo de sua condenação perpétua. Os outros dois são condenados por roubo e golpes de extorsão. Seus atos ilícitos e criminosos são passados a limpo, como um fetiche em forma de tortura. Ali, naquele mísero cubículo, seus atos violentos são destrinchados, revirados e apontados através de lembranças e atitudes que se escondem atrás de um estereótipo genuinamente másculo. A peça é para maiores de 18 anos, já que contém cenas de violência, nudez, sexo, e uso de drogas ilícitas.

O espetáculo transborda em reflexões pertinentes a essa gravidade social, muitas vezes desprezada pela própria sociedade que, assim como a justiça, se coloca cega diante de fatos. “Escória” se propõe a dialogar sobre a questão da “homofobia internalizada” e homens gays que performam, agem, e se relacionam de forma tóxica alegando masculinidade. Além disso, a peça investiga as razões de homens gays se digladiarem se ao mesmo tempo se desejam. O espetáculo cumpre a função enquanto forma de manifestação crítica: delatando, alertando a sociedade brasileira no que se refere, em especial, aos crimes de homofobia, uma gravidade em nossos tempos.

Serviço

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer – Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n Centro – Niterói;
Datas: 22 a 24 de julho de 2022 – Sexta e Sábado às 20h Domingo às 19h;
Duração: 75min
Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (estudantes, idosos e promoções) – Compre aqui
Classificação etária: para maiores de 18 anos (contém cenas de violência, nudez e simulação sexual, e uso de drogas ilícitas).

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!