Após polêmicas e até ação na Justiça, Brasil voltará a ter jogador com camisa 24 na Copa do Mundo do Catar

Nesta segunda-feira (07/11), foi anunciado na lista de convocados da Seleção Brasileira, a numeração que será atribuída aos jogadores durante a Copa do Mundo no Catar. Com isso, e com a confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a seleção brasileira voltará a usar a camisa de número 24.

O escolhido foi o zagueiro Bremer, da Juventus, que vestirá o algarismo no Qatar. Durante a Copa América 2021, entre as 10 seleções sul-americanas que disputaram o torneio, o Brasil foi o único que não teve um jogador utilizando a camisa de número 24 em seu elenco, apesar de ter 24 atletas inscritos. No caso do time canarinho, a contagem “pulava” do 23 (Ederson) para o 25 (Douglas Luiz). A situação, inclusive, foi tema de muita discussão e até mesmo de uma batalha na Justiça. O 24 é “tabu” no Brasil, já que está associado ao veado no popular “Jogo do Bicho“, o que faz com que o número tenha conotação homofóbica.

Isso fez com que o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT fosse à Justiça do Rio de Janeiro, que obrigou a CBF a justificar a ausência do 24 por uma “decisão desportiva”. À Justiça, a confederação afirmou que a decisão foi “em razão de sua posição (meio campo) e por mera liberalidade optou-se pelo número 25. Poderia ter sido 24, 26, 27 ou 28, a depender da posição desportiva do jogador convocado: em regra, numeração mais baixa para os defensores, mediana para volantes e meio campo, e mais alta para os atacantes”, diz o documento.

No fim das contas, porém, o processo acabou extinto, e o Brasil encerrou sua participação no torneio sem ter que fazer qualquer alteração em sua numeração.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!