A CASA CAIU: George Santos é preso acusado de lavagem de dinheiro
George Santos, deputado americano de origem brasileira, que ganhou os trends por seu posicionamento homofóbico e seu passado como drag queen, foi preso acusado de lavagem de dinheiro e outros crimes federais nesta quarta-feira, 10, antes de uma audiência no tribunal de Nova York. As informações são do The New York Times.
Entre as acusações, estão pelo menos sete relatos relacionadas à fraude eletrônica, três de lavagem de dinheiro, uma de roubo de fundos públicos e duas por fazer declarações falsas à Câmara dos Deputados. Santos teria induzido apoiadores a doar dinheiro a uma empresa sob o falso pretexto de que as quantias seriam usadas para apoiar sua campanha, mas ele teria usado o dinheiro para despesas pessoais, incluindo roupas de grife de luxo e para pagar seus cartões de crédito.
Santos, que mentiu no currículo antes de se eleger deputado por NY em 2022, também tem problemas com a Justiça brasileira incluindo estelionato. O deputado disse à Associated Press que desconhecia as acusações e admitiu ter mentido sobre ter ascendência judaica, formação em Wall Street, diploma universitário e um histórico como estrela do vôlei.
Desde que suas mentiras se tornaram públicas, George Santos enfrenta pedido de seus correligionários e eleitores por sua renúncia, mas ele diz que não renunciará, mesmo sendo investigado por eventuais atividades ilegais em sua campanha, possíveis violações de leis federais na atuação dele em uma empresa e a denúncia de assédio feita por um assessor que trabalhou em seu gabinete.