Rainbow Map revela lista de melhores e piores países para ser LGBTQ+ na Europa

O ranking anual Rainbow Map nomeou Malta como a melhor nação para os direitos LGBTQ+ na Europa pelo oitavo ano consecutivo, enquanto a pontuação do Reino Unido continua a cair. O Rainbow Map and Index da ILGA-Europe classifica países europeus com base em sua “situação legal e política” para pessoas LGBTQ+ a cada ano desde 2009.

O índice classifica os países de 0 a 100, com zero representando violações grosseiras dos direitos humanos e 100 representando total igualdade. Os países são classificados em sete categorias: igualdade e não discriminação, família, crimes de ódio e discurso de ódio, reconhecimento legal de gênero, integridade corporal intersexual, espaço da sociedade civil e asilo.

A lista de 2023 publicada na quinta-feira (11 de maio) colocou Malta no topo, com uma pontuação de 89%. Subindo na classificação para o quarto lugar estava a Espanha (74), que a ILGA-Europa disse ser devido à introdução inovadora do país de uma lei de autoidentificação para pessoas trans.

Os piores países para pessoas LGBTQ+ na Europa são Azerbaijão (2), Turquia (4) e Armênia (8). Esses três países mantiveram os três últimos lugares nos últimos três anos. No entanto, a ILGA-Europa disse que a Armênia subiu ligeiramente depois de revogar a proibição de doações de sangue de homens que fazem sexo com homens.

A organização condenou o discurso anti-LGBTQ+ na mídia e na esfera pública, alegando que a discussão em torno da comunidade trans se tornou “mais polarizada e violenta”. Ele acrescentou que os desafios à “liberdade de reunião” também foram observados em toda a Europa no ano passado, com tentativas na Sérvia e na Turquia de proibir as reuniões do Orgulho.

A diretora executiva da ILGA-Europa, Evelyne Paradis, disse: “O mapa destaca o fato claro de que o progresso para as pessoas LGBTQ+ ainda é possível e, mais importante do que nunca, a necessidade de mais líderes repelirem os ataques à democracia para todos avançando”.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!