Rio Arte Queer: Podcast destaca a cena LGBTQIA+ carioca e sua resistência cultural

Com oito episódios, o podcast Rio Arte Queer está de temporada nova! O Programa é uma iniciativa que tem como objetivo reunir e apresentar um panorama das noites cariocas através de icônicas drag queens que atuam e produzem a cena Queer da cidade maravilhosa.

A produção abordará temas relacionados à cultura LGBTQIA+ em diversos pontos do Rio de Janeiro, especialmente sobre a resistência dentro do meio cultural. Os primeiros episódios já estão disponíveis, incluindo um episódio especial em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ com Samara Rios, falando dos desafios de produzir na cena carioca e sobre a relação da sua família com a sua drag queen. 

Nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras, o programa promete passar por diversas regiões da Cidade Maravilhosa apresentando distintas formas de manifestação da arte drag, com convidadas como a caricata suburbana Suzy Brasil, fenômeno da comédia na internet; cantora Preta QueenB Rull, representando o funk e a cena ballroom diretamente da Maré; a rainha do bate cabelo carioca Andreia Andrews; a drag malandra e suburbana Conga Bombreia e a rainha que atravessou as noites da ditadura, Meime dos Brilhos.

Em cada episódio teremos uma intervenção no programa com a participação especial de Melissa L’orange, a professorinha drag carioca que apresenta curiosidades sobre o Rio com muito bom humor. Disponível nas plataformas de streaming como Youtube e Spotify, o programa é apresentado por Fenty Hannah, atriz, performer e drag queen, atuante na cena marginal carioca. Foi rainha do DRAG Sunset na Ilha do Governador, vencedora no Microfone Aberto do Reduto, em Botafogo, uma das estrelas convidadas da temporada All Stars do concurso DRAGSTAR, realizado no Teatro Rival, e performer no palco do Rock in Rio 2022.

Fenty é a persona drag de Igor Ramos, ator, produtor cultural, pesquisador e estudante de Estética e Teoria do teatro pela UNIRIO. Igor é o criador, idealizador, diretor e editor deste projeto, que nasceu ainda na universidade, durante a pandemia, e em 2021 foi contemplado pelo edital de fomento à arte e cultura municipal FOCA na linha para projetos artísticos com a temática.

O programa cria um espaço de escuta e intercâmbio cultural para a cena LGBTQIA+, produzido pela e para a própria comunidade. Embora seja orgulhosamente carioca, o Rio Arte Queer é um espaço de encontro e compartilhamento de experiências que irão ecoar por toda a comunidade queer do país.

Ouça

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!