HISTÓRICO: Miss Universo 2023 tem duas candidatas trans

O concurso do Miss Portugal trouxe um resultado surpreendente este ano, a coroa foi para a modelo trans e comissária de bordo Marina Machete que se torna a segunda mulher trans selecionada para competir o Miss Universo 2023, junto à holandesa Rikkie Valerie Kollé, eleita em julho deste ano. O evento ocorreu no último dia 5 deste mês.

“Orgulho em ser a primeira mulher trans a competir pelo título de Miss Universo Portugal”, publicou Marina em suas redes sociais: “Durante vários anos não me foi possível participar e hoje me orgulho de fazer parte deste incrível grupo de finalistas”, disse antes mesmo do resultado do concurso, segundo a Folha.

Marina, que disputou o Miss Portugal com outras 15 mulheres, foi apontada por jurados como a competidora mais confiante desta edição. Ao ser coroada no evento realizado em Borba, no distrito de Évora, Marina se tornou a primeira mulher trans a conquistar a honraria no país e a segunda que terá o direito a competir na edição global de 2023.

O Miss Universo 2023 ocorrerá dia 18 de novembro e já é considerado a edição mais diversa da história. Em agosto de 2022, o Miss Universo comunicou alterações nas regras criadas em 1952, passando a aceitar não apenas mulheres trans, mas também mulheres grávidas, que tenham filho e que foram ou são casadas. A mudança nas regras se deu após a empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, que também é uma mulher trans, comprar a franquia internacional em 2022.

Bee 40tona

Você vai curtir!