Cantor cristão assumidamente gay fala sobre coragem para expor sua sexualidade em livro

Mesmo em dias atuais, ainda é difícil para alguns setores da sociedade, principalmente os que envolvem a fé, aceitarem as pessoas de orientações sexuais que não as ditas “comuns” por eles mesmos (heterossexuais). Imagine como seria para alguém que pensa, sente e ama diferente desses padrões “tradicionais”, conviver por anos nesse meio, calado, por medo de julgamento e a culpa que carregava por ser quem é. Foi essa a vida que o cantor crtistão Gil Monteiro teve de se sujeitar até, em junho de 2022, se assumir gay perante sua família, amigos e sociedade.

Seu livro de estreia conta com um título mais que sugestivo: “Será que ele é?” onde temos a chance de conhecer essa caminhada e conhecer melhor como vive e como sente uma pessoa que não via outro caminho senão trancar-se no armário, como diria o jargão popular. A obra conta com prefácio do ator Carmo Dalla Vecchia, amigo de Gil, e tem pré-venda marcada para se iniciar no dia 18 de dezembro.

“Escrever esse livro gerou uma mistura de sentimentos. Revisitar essas partes da minha história foi terapêutico porque me ajudou a ver por outro ângulo os fatos e ressignificar o impacto em quem sou hoje. Me fez enxergar ainda mais forte como os armários da sociedade e religião podem abafar uma vida, independentemente da idade. Mas também me mostrou a evolução da trajetória, um caminho pra se orgulhar!”, Gil Monteiro, músico, engenheiro e, agora, escritor.

Em “Será que ele é?”, além de compartilhar sua trajetória dentro da igreja católica, onde constituiu sólida carreira como cantor e compositor, Gil fala também sobre a invisibilidade que muitos LGBT’s que frequentam espaços religiosos precisam vestir para sobreviver nesses ambientes que condenam vivências homoafetivas como “pecado”.

Seja nos eventos e shows religiosos que participava, ou nas obras de construção que gerenciava (Gil também é engenheiro civil), o questionamento sobre sua sexualidade nunca o  deixou, até a chegada de junho de 2022, mês do orgulho LGBTQIAP+, quando Gil resolveu tornar pública a sua orientação sexual e o seu casamento homoafetivo.

As páginas de “Será que ele é?” são um convite  ao leitor para conhecer mais da história de Gil Monteiro. Sua leitura também é uma forma de convite de todos ao reconhecimento humano e fraterno daqueles que não se enquadram, por suas formas de amar e identidades de gênero, no padrão imposto pela sociedade e pela religião.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!