Em um novo discurso, Papa Francisco pede proibição a barriga de aluguel: “Prática deplorável”

Papa Francisco tem estado nos bons livros da comunidade LGBTQIA+ ultimamente, tendo aprovado recentemente bênçãos para pessoas do mesmo sexo na Igreja Católica. Mas sua última declaração provavelmente não será tão aceita assim. Em discurso proferido a diplomatas esta semana, Francisco pediu a proibição global da maternidade por meio de barriga de aluguel, considerada pelo pontífice como uma prática “deplorável” e uma violação da dignidade da mulher e da criança.

Embora o principal problema do Papa Francisco com a prática parecesse ser a possível “exploração” e uma “violação” da dignidade, a sua condenação geral sobre o tema também impactaria nas pessoas LGBTQIA+. A barriga de aluguel é uma prática popular para casais do mesmo sexo que desejam ter filhos, mas não conseguem conceber naturalmente.

No seu discurso de 45 minutos, o Papa disse: “Considero deplorável a prática da chamada maternidade de aluguel, que representa uma grave violação da dignidade da mulher e da criança, baseada na exploração de situações de necessidades materiais da mãe“. “Consequentemente, expresso minha esperança em um esforço da comunidade internacional para proibir essa prática universalmente”, completou Francisco.

O pontífice também reafirmou a condenação do Vaticano à ideologia de gênero, que sugere que o gênero é mais complexo e fluido do que as categorias binárias de masculino e feminino e depende de mais do que características sexuais visíveis. Ele chamou a teoria de “extremamente perigosa, pois anula as diferenças em sua pretensão de tornar todos iguais”.

No Brasil, a comercialização da gravidez é considerada ilegal pela lei. No entanto, uma mulher que tenha vínculo sanguíneo com o casal pode servir como “doadora de útero“, segundo a constituição. Nos demais casos, é preciso da autorização expressa do Conselho Regional de Medicina.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!