Gabriel Attal se torna o mais jovem primeiro-ministro da França e o primeiro abertamente gay

O presidente da França, Emmanuel Macron, está tentando redefinir sua administração em meio à queda nos números das pesquisas e ao descontentamento nacional. Então, naturalmente, ele está se juntando aos gays! Macron nomeou, nesta terça-feira (9), Gabriel Attal, de 34 anos, como o mais jovem primeiro-ministro da história francesa e o primeiro a ser abertamente homossexual, continuando a sua ascensão ascendente ao topo do cenário político do país. 

Attal foi um dos políticos mais populares da França, servindo como porta-voz oficial do governo durante a pandemia de COVID, além de ter sido ministro da Educação do atual presidente francês. Com isso, o político terá o desafio de travar a ascensão da extrema-direita na França e impedir a chegada ao poder em 2027. A mudança acontece um dia depois de Macron aceitar a demissão de Élisabeth Borne. Ela assumiu o cargo de primeira-ministra em maio de 2022. A ex-ministra de 62 anos foi a segunda mulher a chefiar o governo francês.

Apesar da juventude, Attal é um agente político experiente. Ele começou no governo como funcionário do Ministério da Saúde aos 23 anos, na época em que estava na faculdde. Quando criança, Attal, que frequentou uma das escolas particulares de elite de Paris, diz que foi submetido a bullying homofóbico por muito tempo. Embora tenha sido criticado por sua origem privilegiada, ele passou por algumas dificuldades pessoais enquanto crescia, como o divórcio de seus pais.

Como ministro da Educação, uma das principais prioridades de Attal era conscientizar sobre a situação do bullying. Aos 16 anos, ingressou no Partido Socialista da França, antes mesmo de ter permissão legal para votar. Ele deixou o Partido Socialista em 2016 para apoiar a candidatura presidencial de Macron, que expressou sua confiança na capacidade de Attal de lidar com o cargo de primeiro-ministro. “Querido @GabrielAttal, sei que posso contar com a sua energia e o seu empenho para implementar o projeto de rearmamento e regeneração que anunciei”, publicou nas redes sociais. 

Attal, por sua vez, disse que deseja restaurar a confiança no governo, assim como restaurou a confiança no sistema educacional das nações. “Nos últimos meses, dediquei toda a minha energia para dar esperança aos franceses, trabalhando para restaurar as nossas escolas”, postou ele nas redes. “Levo esta causa comigo aqui para Matignon. É a mãe de todas as nossas batalhas. Será uma das prioridades absolutas da minha atuação à frente do Governo.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!