O que é ‘gaydar’? Pesquisador diz tudo o que você precisa saber sobre o termo LGBTQ+

Você pode muito bem ter ouvido alguém – até mesmo um amigo – dizer “ah, sim, eu tenho um bom gaydar e ele nunca falha”. Resumindo, “gaydar” é a ideia de que você pode dizer que alguém é membro da comunidade LGBTQIA+ apenas olhando para ele.

Existe até um site de namoro para homens gays e bissexuais chamado Gaydar, que já existe há algum tempo e frequentemente patrocina eventos da comunidade, como marchas do Orgulho LGBTQIA+. No entanto, o conceito de “gaydar” não só é impreciso, como também encoraja estereótipos perigosos, sugere um estudo. Em 2015, cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison conduziram um estudo para desafiar o chamado “mito gaydar” num artigo publicado no Journal of Sex Research. Os pesquisadores descobriram que, embora muitos considerem a ideia inofensiva, na verdade ela ainda é um estereótipo – apenas de uma forma mais sutil.

A maioria das pessoas considera os estereótipos inadequados”, disse William Cox, principal autor do artigo. “Mas se você não chama isso de ‘estereotipagem’, se você dá esse outro rótulo e camufla como ‘gaydar’, parece ser mais social e pessoalmente aceitável“. Cox provou esta teoria dividindo os participantes do estudo em três grupos. Foi dito a um que o conceito é real, e a outro que gaydar nada mais é do que estereótipo. Em seguida, foram mostradas fotos de homens e uma declaração sobre seus interesses.

O grupo que foi levado a acreditar que o gaydar é real era muito mais propenso a fazer suposições baseadas em estereótipos tradicionais como “ele gosta de fazer compras” ou “ele é emocionalmente sensível”. “Se você disser às pessoas que elas têm um gaydar, isso legitima o uso desses estereótipos”, argumentou Cox. Outra razão pela qual o gaydar é frequentemente mal utilizado, disse Cox, é porque as pessoas LGBTQIA+ ainda representam uma percentagem muito pequena da população.

Imagine que 100% dos homens gays usam camisas rosa o tempo todo, e 10% dos homens heterossexuais usam camisas rosa o tempo todo. Mesmo que todos os homens gays usem camisas cor-de-rosa, ainda haveria o dobro de homens héteros usando camisas cor-de-rosa”, disse ele. “Portanto – mesmo neste exemplo extremo – as pessoas que confiam nas camisas rosas como uma pista estereotipada para presumir que os homens são gays estarão erradas em dois terços das vezes.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!