Médico esclarece mitos em torno do sexo com pessoas que vivem com HIV no “Sem Censura”
Em uma participação marcante no programa “Sem Censura”, da TV Brasil, o médico Vinícius Borges, conhecido nas redes sociais como Doutor Maravilha, abordou de maneira esclarecedora e descontraída os mitos em torno do sexo com pessoas que vivem com HIV e estão em tratamento. “É zero chance de transmissão”, afirmou Dr. Borges, enfatizando a eficácia dos tratamentos atuais na redução da carga viral.
“O vírus é tão pouquinho no sangue, que é incapaz de transmitir”, diz ele, desmistificando o estigma que ainda cerca a convivência e os relacionamentos com pessoas HIV positivas. Durante o programa, Dr. Borges destacou a importância de combater o preconceito e a desinformação que ainda persistem em torno do vírus. “Hoje eu vejo muita gente que está conhecendo alguém e a pessoa revela, né, o diagnóstico, e a pessoa bloqueia no aplicativo, não quer mais conversar, tem medo… isso não existe! A gente está em 2024”, ressaltou. Suas palavras reforçam que, com o tratamento adequado, o HIV pode ser controlado, permitindo que as pessoas vivam plenamente e sem o risco de transmitir o vírus.
Para Dr. Borges, além dos avanços médicos, é crucial mudar a percepção social sobre o HIV. “Pessoas vivendo com HIV não são ameaças, né? Não estão vivendo uma sentença. Às vezes pode ser a possibilidade de conhecer alguém incrível com o vírus controlável. Pior do que a morte física, é a morte social”, concluiu. Sua participação no programa trouxe esperança e esclarecimento, incentivando uma visão mais humana e inclusiva sobre o HIV e as pessoas que vivem com o vírus.
🚨Essa fala aqui esclarecedora do Dr. Vinícius Borges (@DoutorMaravilha) sobre transar com pessoas que possuem o vírus do HIV e TRATAM é importantíssima. Repliquem! #SemCensura
— Jeje ✨ (@jejezaum) August 6, 2024
P.s. Me pegou muito a parte do “m00rt3 social”, nunca tinha pensado nisso 🥺
🎥 reprodução TV BRASIL pic.twitter.com/3fQR1EiweY