Mais uma! UFRRJ é a 2ª universidade do Rio a aprovar cotas para pessoas trans e travestis

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) deu um importante passo nesta terça-feira (24/09) ao aprovar a criação de cotas para pessoas trans em seus cursos de graduação. A decisão, tomada de forma unânime pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ, reserva 3% das vagas para transexuais e travestis, vagas estas supranumerárias, ou seja, não concorrentes com outras modalidades de ingresso. A medida segue o exemplo da Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo vista como uma reparação histórica frente à exclusão e violência enfrentadas pela população trans.

Joyce Alves, professora e pesquisadora da UFRRJ, celebrou o resultado como uma vitória significativa para os movimentos sociais e acadêmicos que lutaram por anos em prol dessa causa. “Foi uma luta de anos, protagonizada por travestis e transexuais dos movimentos sociais, da academia e dos coletivos estudantis, culminando em uma deliberação histórica que vai ampliar o acesso à universidade para uma população profundamente marginalizada. Estamos, de fato, transicionando a Rural”, afirmou Joyce. “O Conselho foi emocionante, com falas potentes, cheias de esperança. Choramos de alegria.”

A decisão também foi amplamente comemorada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), que parabenizou a UFRRJ e Joyce Alves por seu papel crucial na implementação da política afirmativa. Em nota, a ANTRA ressaltou a importância de políticas de reparação como esta, destacando o avanço significativo para o acesso de pessoas trans à educação superior, o que representa um marco na luta por igualdade e inclusão social no Brasil. “A materialização da nossa luta em políticas de reparação como essa é uma conquista fundamental”, celebraram.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!