Rio de Janeiro celebra maior casamento gay coletivo do mundo com a união de 160 casais!

Foi realizado neste domingo (23/11), o maior casamento gay coletivo do mundo! Segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, organizadores do evento “Amor é legal”, ao todo, 160 casais homossexuais oficializaram união simultaneamente, no Armazém Utopia, zona portuária do Rio de Janeiro. Esta é a quinta cerimônia deste tipo realizada no estado e a primeira em que os casais puderam ter habilitação direta para casamento civil.

Do total de noivas e noivos presentes, 64% casaram diretamente no civil, 32% converteram a união estável para casamento e 4% formalizaram a união estável. “Pela primeira vez, temos a habilitação direta do casamento civil, ou seja, tramitaram essa ação de forma direta sem ter que ter a união estável antes, o que reforça a cidadania e o acesso ao direito”, conta Priscila Milhomem, presidente da Associação de Registradores de Pessoas naturais do Estado do Rio.

“Junto ao casamento, vêm o direito à declaração conjunta do imposto de renda, ao plano de saúde do companheiro, ao co-financiamento da casa própria. São infinitas as vantagens, e elas trazem mais segurança para esses que são sonhos e projetos comuns a qualquer casal”, diz Claudio Nascimento, coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia. O próximo evento já têm data marcada! A cerimônia será no Maracanãzinho, no dia 28 de junho, que é também o Dia Internacional do Orgulho Gay. A inscrição para o evento é feita pelo telefone 0800 02 34 567.

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 22 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!