David Miranda entra na lista da TIME de 10 líderes da nova geração

A revista americana TIME, publicação semanal de maior circulação no mundo, baseada nos Estados Unidos, escolheu o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) como um dos 10 líderes mais influentes da nova geração.

Miranda é o primeiro jovem brasileiro político a entrar na renomada lista. Aos 34 anos, David é deputado federal desde janeiro passado quando assumiu a vaga do parlamentar Jean Wyllys, que renunciou em ao cargo por receber ameaças de morte nas redes sociais. A lista, divulgada nesta quinta-feira (16/05), conta também com a sueca Greta Thunberg, ativista contra as mudanças climáticas, além da cantora catelã Rosalía, o ativista americano pelo movimento de vacinas Ethan Lindenberger, entre outros jovens.

A publicação descreve Miranda como “o político negro e gay que está enfrentando o governo de extrema-direita do Brasil”. “Em 2016, ele foi eleito para o governo da cidade do Rio de Janeiro. Ele e sua colega Marielle Franco, integrante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) — uma mãe solteira, negra e homossexual — se tornaram os primeiros vereadores LGBTQ da história da cidade”, escreveu a Time.

Eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 2016, o carioca de 33 anos se descreve no Twitter como “Preto, Favelado e Primeiro vereador LGBT do RJ, midialivrista e pela causa animal.” Ele cresceu na favela do Jacarezinho, não conheceu seu pai e sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos. Ele é casado há 13 anos com Glenn Greenwald, o jornalista americano que revelou em 2012, com Edward Snowden, o alcance das ferramentas de vigilância global dos Estados Unidos.

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 22 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!