França reduz período obrigatório de abstinência sexual para gays doarem sangue

A França reduzirá de um ano para quatro meses o período de abstinência sexual que gays e bissexuais devem respeitar para doar sangue. O pronunciamento foi feito nesta quarta-feira (17/07), pelo Ministério da Saúde francês.

Essa medida entrará em vigor a partir de fevereiro de 2020, informou o ministério, dizendo se tratar de “uma primeira etapa” para um alinhamento das condições de doação dos homossexuais com as dos heterossexuais. De 1983 até 2016 era proibido na França que homossexuais doassem sangue por medo de transmissão do vírus HIV. Até que em 2016 foi estabelecida um decreto de liberação a partir de um ano de abstinência, o que levantou uma onda de críticas por parte de associações LGBTs, que denunciaram discriminação. Vale lembrar que qui no Brasil a mesma norma também está em vigor.

A decisão da ministra francesa da Saúde, Agnès Buzyn, de reduzir o período de abstinência faz parte de um plano de avaliação regular dos critérios de seleção dos doadores, baseado em “elementos científicos, objetivos e independentes”, apontou o ministério. Estudos da Agência Francesa de Saúde Pública mostraram que ter autorizado em 2016 a doação de sangue aos homossexuais não aumentou o risco residual de transmissão do vírus da AIDS.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!